05 PERFIS DE PROFISSIONAIS BIM

Atualizado: 6 de Out de 2020


O Building Information Modelling (BIM) tem transformado a maneira de projetar, construir e operar edifícios e com isso novas competências, funções e áreas de atuação estão emergindo na indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO). Para ajudar você e com base nas competências do BIM, listamos 05 perfis de profissionais BIM que estão em crescimento e vem proporcionando muitas oportunidades de negócios e trabalho para prestadores de serviços BIM


1 -Modelador BIM


Como se sabe o modelo BIM permite uma série de aplicações nas mais diferentes fases do edifício. Para tanto é necessário ter um profissionais com vasto conhecimento do software para realizar a modelagem. Em síntese, o modelador BIM pode realizar as seguintes funções: 1 - Elaborar, desenvolver e atualizar modelos BIM de arquitetura, de estrutura, de instalações, de sinalização; de mobiliário urbano; de peças de design; do terreno; entre outros tipos de modelagem; 2 - Gerar documentação a partir dos modelos; 3 - Elaborar detalhamento em 3D; 4 - Inserir e extrair informações de custos; 5 - Inserir e extrair informações do planejamento; 6 - Inserir e extrair informações para a operação do edifício; 7 - Preparar o modelo para fabricação digital; 8 - Preparar o modelo para simulação virtual e/ou aumentada; 9 - Desenvolver e atualizar componentes BIM; 10 - Criar e atualizar templates. O modelador BIM é um profissional polivalente e deve dominar no mínimo alguma ferramentas de modelagem como o Autodesk Revit. A Quatre Ensino Especializado tem os cursos de Revit Expert, LT e Engenharias que podem te levar a ser um exímio modelador.


2 -Analista BIM


O analista BIM pode gerar análises de acessibilidade, acústica, construtibilidade, iluminação, térmica, processo lean entre outros. Mas também pode realizar simulações e atuar na verificação de modelos e validação de regras. Em suma, essas funções possibilitam a concretização de alguns dos usos do BIM e busca promover uma maior qualidade e desempenho dos projetos. O analista BIM deve ter conhecimentos de algumas ferramentas de modelagem e domínio de alguma ferramenta que permita abrir e combinar modelos, como o Autodesk Navisworks. Veja a figura 01 e o nosso curso de Navisworks.


Figura 01: Modelo Federado

Fonte: Quatre Ensino Especializado, 2020



3 -Consultor BIM


A implementação do BIM em qualquer tipo de organização requer conhecimento, tempo e capital. Essa tarefa é complexa e deve ser precedida por um planejamento sendo orientada por um Especialista BIM que irá atuar como consultor. Este profissional pode orientar na implementação do BIM, mas também pode auxiliar na geração de estratégias, de planos de ação e cronogramas, além de desenvolver e customizar treinamentos corporativos. A busca por esse profissional vem crescendo significativamente. Parte desse crescimento se deve aos insucessos vivenciados por dirigentes de escritórios e construtoras que, ansiosos em migrarem para o BIM e buscando alternativas econômicas, deixam de contratar todo o processo de implementação, pulam etapas, contratam treinamentos básicos sem suporte e muitas vezes com profissionais com pouca experiência, até mesmo em softwares. O velho barato que sai caro.


4 - Gerente BIM


O gerente BIM, também chamado de BIM Manager, é um Especialista BIM que desempenha diversas funções entre elas tem-se: 1 - Elaborar e atualizar o Plano de Execução BIM (BEP); 2 - Elencar os requisitos de informação da entidade contratante; 3 - Definir e verificar os protocolos e processos de troca de informação entre os agentes; 4 - Estabelecer padrões e processos BIM; 5- Definir formatos de entregas; 6 - Escolher, ativar e gerenciar a plataforma para partilha de informação e colaboração; 7 - supervisionar os serviços em BIM em nome do proprietário. Ele atua como os olhos e ouvidos do contratante, podendo ou não atuar na implementação, ou até mesmo gerenciar este serviço.


5 - Educador BIM


Esta é a área de atuação mais relevante, pois é ela que promove a existência e o aperfeiçoamento das demais áreas, como também impulsiona a adoção do BIM por todo país. Vale lembrar que muitos educadores BIM realizam pesquisas que sobremaneira contribuem com o entendimento, a difusão e a melhor utilização dessa nova metodologia de trabalho no mercado. O educador BIM pode atuar em Pós-Graduações, nas faculdades de Arquitetura e Engenharia, nos cursos técnicos, em cursos livres de capacitação e em treinamentos corporativos. Se você já atua nessa área ou quer atuar, tem que conhecer o Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM (ENEBIM) Este evento reuni professores, pesquisadores, instrutores e consultores para compartilhar experiências didáticas, desenvolvimento de conteúdos e planejamento da incorporação do BIM no ensino. Em 2019, nossas diretoras participaram do II ENEBIM em Fortaleza/CE e comprovaram a importância desse evento.


Foto 01: ENEBIM 2019

Fonte: Quatre Ensino Especializado, 2020