EXISTE CERTIFICAÇÃO BIM?

Antes de responder a essa pergunta, precisamos entender que o mercado atual tem exigido, cada vez mais, certificações dos seus colaboradores e fornecedores, com o intuito de averiguar competências profissionais e garantir a qualidade de seus produtos ou de seus serviços.


A aquisição de uma certificação sinaliza uma maior preocupação quanto aos processos de qualidade e produtividade em qualquer tipo de empresa, além disso poderá ser um fator decisivo na disputa por uma oportunidade no mercado. Para profissionais poderá ser um diferencial na disputa por uma vaga de emprego ou até mesmo por uma promoção no cargo. Vale lembrar que na maioria das vezes a obtenção de um certificado se baseia no atendimento de uma determinada Norma, que pode ser nacional ou internacional. No mundo BIM, existem diversas certificações a seguir falaremos das principais.


1 – Certificação BIM para Softwares


A buildingSMART International é uma organização mundial que certifica se um aplicativo exporta e importa adequadamente o formato IFC e com isso garante a interoperabilidade e o fluxo de trabalho BIM. Existem dois tipos de Certificações IFC 2x3 e IFC4, para cada formato tem-se a certificação de importação e exportação. Por exemplo, o Revit LT da Autodesk tem a certificação para Importar e Exportar o IFC 2x3.


Quer saber quais sãos os softwares que são certificados BIM? Clique aqui! A Norma que guia esse processo de Certificação é a ISO 16739 - Industry Foundation Classes (IFC) for data sharing in the construction and facility management industries.


2 – Certificação BIM para Empresas


O grupo BRE da Inglaterra emite certificações BIM para empresas. O processo de certificação ocorre a partir de auditorias que, em síntese, consistem na verificação do nível de maturidade em BIM e no atendimento das Normas Inglesas PAS 1192-2:2013 and PAS 91:2013. Com essa certificação, qualquer organização na indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) estará apta a prestar serviço ao Governo Britânico. Vale lembrar que em 2016, esse governo passou a exigir o uso do BIM para todos os seus projetos. Outras organizações também fazem esse tipo de certificação entre elas tem-se a CanBIM no Canadá e STROMA, também na Inglaterra.


3 – Certificação BIM para Profissionais


Atualmente, existem três categorias de certificação profissional BIM, a primeira diz respeito a certificação que afere os conhecimentos relativos as competências no âmbito de processos, em especial, aos descritos na ISO 19650 - Gestão da Informação. As principais certificações nessa categoria são:

  1. BRE BIM Level 2 Certificated Practitioner Scheme

  2. RICS' BIM Manager Certification

  3. CanBIM Profissional Certification

  4. Autodesk Certified BIM Manager in Building Design

  5. BIMcert Certification Service

  6. buildingSMART Professional Certification

  7. BSI Certification

  8. Certificación profesional como BIM Manager en Edificación


A segunda categoria aborda a proficiência no uso de software BIM, a Autodesk, por exemplo, tem certificações para todas as suas soluções BIM e elas são classificadas em dois tipos: Autodesk Certified User e Autodesk Certified Professional.


A Quatre Ensino já anunciou que irá lançar em janeiro de 2021 o curso Especialista BIM Autodesk, um curso que abrange as ferramentas BIM da Autodesk mais conteúdos teóricos que possibilitaram a compreensão do BIM, dos seus processos e do seu fluxo de trabalho, visando ampliar os conteúdos e preparar melhor os profissionais para certificações, além também, de emitir um Certificado Oficial Autodesk com validade internacional de Autodesk BIM Specialist.



A terceira categoria contempla as certificações que são direcionadas aos agentes de educação, com isso o profissional estará habilitado para ministrar aulas de software BIM em Faculdades, Pós-Graduação, workshop e trabalhar em Centros de Treinamento Autorizados como a Quatre.


O preço das certificações apresentada nesse artigo é variado, mas independentemente de qualquer que seja a sua escolha, certamente uma certificação trará valor e destaque para seu currículo ou empresa, especialmente, se o certificado for chancelado por uma organização reconhecida internacionalmente. Além disso, trará um grande diferencial competitivo frente aos seus concorrentes. Algumas dessas certificações BIM são precedidas por treinamentos que em suma buscam mostrar as melhores práticas e os processos corretos para atender fluxo de informações a partir da metodologia BIM.