PLUGINS PARA SKETCHUP


“O que são plugins? Para que servem? O que fazem? Como posso utilizá-los?” Essas são algumas das perguntas mais comuns realizadas no início do módulo de plugins para SketchUp, realizados na Quatre Ensino Especializado. Caso essa também seja sua dúvida, leia com atenção os parágrafos seguintes.


Na informática, um plugin ou módulo de extensão (também conhecido por plug-in, add-in, add-on) é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda.


Em outras palavras, o plugin funciona como um “parasita”, que necessita de um hospedeiro. Trazendo para o campo da informática, o plugin seria esse software “parasita” que só funciona em softwares hospedeiros. No caso estudado, o hospedeiro é o SketchUp e o parasita (ou os parasitas) são os diversos “programas menores” que adicionam funções ou até mesmo realizam coisas que o SketchUp sozinho não realiza!



QUAL A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR PLUGINS PARA SKETCHUP?


Os plugins são muito importantes justamente por otimizar sua modelagem, seja ela em escala urbana, de arquitetura e de interiores. Por exemplo, já deve ter tido algum tipo de problema na hora de desenvolver formas mais orgânicas, rampas ou paredes curvas, boleamento de superfícies para simulação de estofados e similares. Tudo isso porque apenas com o SketchUp, essas formas são mais trabalhosas de serem modeladas, exigem mais tempo e dedicação do profissional que elabora o modelo eletrônico. Há casos que até mesmo o próprio SketchUp não executa algumas tarefas, como animação de objetos, renderização e formas parametrizadas.


Já com a utilização de plugins, todos esses recursos são desenvolvidos de maneira muito mais automatizada. Considerando que você está utilizando o plugin mais apropriado para determinada função, você consegue ganhar muito tempo e atingir resultados bastante significativos.


Como exemplo, por meio do plugin “1001 bit”, você consegue modelar as paredes já com o volume correto, isto é, com espessura e altura da parede. Tudo isso, sem precisar criar faces e aplicar empurrar puxar. Nesse caso, o próprio plugin já agiliza esse processo manual de manipulação de espessura e altura das paredes, substituindo ferramentas manuais por parâmetros inseridos diretamente sobre cada ferramenta (Ver Figura 01).


Plugin para o Sketchup
Figura 01: Interface 1001 Bit e Sketchup

Fonte: Quatre Ensino Especializado



Evidentemente, que os plugins por si só não nos isenta dos demais cuidados ao utilizar o SketchUp, como criar grupos e componentes, atribuir camadas aos objetos, cuidar na limpeza de objetos desnecessários, dentre outras ações típicas de um bom modelador. Associado a essas ações, os plugins são essenciais no ganho de tempo e desempenho dos seus projetos.


CLASSIFICAÇÃO DE PLUGINS PARA SKETCHUP


Para facilitar nosso entendimento sobre os plugins, vamos classificá-los em dois grandes grupos: a) plugins que realizam ações que o SketchUp sozinho não faz e; b) plugins que realizam de maneira mais ágil as coisas que o SketchUp faz.


Existem plugins como o fredoscale, o thrupaint, o clothworks que realizam tarefas que o sketchup sozinho não realiza, como criar animação de objetos, aplicar controles de escala personalizados, criar superfícies orgânicas suavizadas, como tecidos, inflar objetos, dentre outras tarefas. Um plugin muito conhecido atualmente é o Enscape (Figura 02), que auxilia bastante na renderizações de objetos em tempo real, e promove criação de imagens de excelente qualidade para apresentação de projetos.




Sketchup e Enscape
Figura 02: Sketchup e Enscape

Fonte: Quatre Ensino Especializado


O segundo grupo se refere aos plugins como 1001 Bit, JHS powerbar (Figura 03), floor generator, que realizam coisas que o SketchUp já faz, mas de uma maneira muito mais rápida e eficiente. Como exemplo, existe uma ferramenta no plugin JHS que permite o espelhamento e randomização de objetos com pouquíssimos cliques. Sabemos que essas operações são realizáveis apenas com as ferramentas básicas do SketchUp. Entretanto, o tempo que levaríamos para desenvolver essas tarefas seria muito grande, sem o auxílio desses plugins, o que nos economiza tempo para ser utilizado em outras tarefas do projeto.


JHS PowerBar