QUEM FOI CHARLES EASTMAN

Esta semana perdemos a maior referência do mundo BIM, Building Information Modelling, o professor Charles Eastman que nos deixa com um legado simplesmente incrível.


Nos últimos anos, o termo BIM tem ganhando destaque nas áreas de arquitetura, engenharia e construção civil. No entanto, os conceitos, as abordagens e as metodologias referentes a esse termo não é algo novo, na verdade vem sendo construído há cerca de 45 anos.


Em meados dos anos de 1970, o pesquisador Charles Eastman em sua tese de doutorado descreveu teorias que impulsionariam o significado e os fundamentos do BIM. Ao longo das últimas décadas, ele aprofundou e ampliou os seus estudos e com base nestes estudos escreveu em 2008, com outros pesquisadores da área, o BIM HANDBOOK, o primeiro livro sobre o BIM.


Em 2014, este livro foi traduzido e publicado no Brasil sob o nome Manual de BIM. Em síntese, este fornece um conhecimento profundo sobre o BIM, fala dos impactos e explica como o projeto, a construção e a operação do edifício ocorrem sob a luz do Building Information Modelling.


Figura 01: Livros do Eastman. Fonte: Livros disponíveis na seda da Quatre Ensino Especializado

Certamente ele não é o único a fomentar as bases teóricas sobre o BIM. Mas é reconhecido como pioneiro e como o mais antigo pesquisador dessa área. Seria difícil de imaginar a história do BIM sem ele e sua contribuição vai além desta área.

Deixamos aqui a nossa singela homenagem e também o nosso agradecimento por sua atuação e legado.


Figura 02: Registro de Charles Eastman. Fonte: http://news.chinabim.com/c/2009-04-26/496925.shtml

Veja também o artigo os significados do termo BIM.


E se quer se tornar um especialista BIM, não deixe de ler o livro de Eastman!


#BIM

#EASTMAN

#BIMHANDBOOK

#MANUALDOBIM

#HISTÓRIADOBIM