OS SIGNIFICADOS DO TERMO BIM

Atualizado: 12 de Nov de 2020

Atualmente, existe uma grande quantidade de significados atribuídos a Building Information Modelling, cujo o acrônimo é BIM. Alguns desses significados são apresentados de maneira incompleta ou até mesmo incorreta e isso pode gerar problemas, especialmente, para quem vai prestar ou contratar um serviço em BIM. Pensando nisso, apresentamos aqui as principais definições e suas referências.

1 - A primeira referência vem do Livro BIM Handbook cujo autor principal é o Charles Eastman, pesquisador de BIM há mais de 40 anos. O livro, que já foi traduzido para o português e tem como título Manual do BIM, apresenta várias definições sobre o que é BIM, a mais citada relata que “o BIM é uma tecnologia de modelagem associada a um conjunto de processos para produzir, comunicar e analisar modelos de construção”.


2 - Outra definição, que é mais recente, é encontrada no portal BIM Dictionary onde define o BIM como “(...) um conjunto de tecnologias, processos e políticas que permitem que as várias partes interessadas participem, de forma colaborativa, do projeto, construção e operação de uma instalação predial no espaço virtual. Como um termo, o BIM cresceu muito ao longo dos anos e é agora a expressão atual da inovação digital em toda a indústria da construção”. Com base nessas duas referências internacionais, podemos inferir de maneira simples que o BIM é um novo modo de trabalho baseado em processos, políticas e tecnologias na área de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO). O que há de comum entre as duas referências? Elas enxergam o BIM como processo, como uma atividade humana e não simplesmente um software ou procedimentos técnicos computacionais. Existe alguma diferença entre essas duas referências? Sim, no BIM Dictionary a palavra Modelling é escrita com 2 L e mostra o BIM como a expressão atual da inovação digital para Indústria da construção Civil.


Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos! E siga o Instagram do @BIMparaNegócios para ficar por dentro de oportunidades do mercado BIM.

Instagram da Quatre @espacoquatre

Fontes:

EASTMAN, C., et al. BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors: Wiley, 2011.


Portal BIM Dictionary. Disponível em: https://bimdictionary.com/ . Acesso em: 22 de abril de 2020



A Quatre Ensino Especializado é um Centro Autorizado Autodesk com mais de 10 anos de experiência em ensino de Softwares. Somos Especialistas em ajudar profissionais de Arquitetura, Engenharia e Design a se tornarem os melhores do MERCADO! Softwares que ensinamos: Revit, Navisworks, Robot, Design Review, Augin, SketchUp, LayOut, Enscape, V-Ray. Softwares que vão entrar na nossa grade em breve: Twinmotion, Infraworks, Civil 3D, Formit, Movavi, Power Point para super apresentações.

Curso Revit Expert - www.espacoquatre.com/revitexpert



#BIM #CURSOSOFICIAISAUTODESK #BUILDINGINFORMATIONMODELLIGN #DEFINIÇÃODOBIM #SIGNFICADODOBIM #CENTROAUTORIZADOAUTODESK

Posts Em Destaque