5 REGRAS DE OURO PARA PROJETAR COM SKETCHUP

Atualizado: Jan 25


Todo mundo sabe que o SketchUp é um dos softwares mais populares para desenvolvimento de projetos e maquete eletrônica, Acho que você chegou até aqui porque também utiliza esse software maravilhoso. Mas será que você está usando todas as suas potencialidades?

Vamos descobrir?

1. Modele de maneira organizada

Usando grupos e componentes sempre nomeando-os, isso facilita bastante o seu trabalho e ainda deixa seu projeto super organizado.

2. Use camadas no SketchUp.

Para ocultar ou isolar vários objetos de uma só vez, aplicar materiais v-ray de maneira rápida, ou facilitar o seu desenho executivo no LAYOUT.

3. Use o menu ESTRUTURA/OUTLINER

Para localizar e fazer edições em seus grupos e componentes através da nomenclatura que você deu (leia novamente REGRA 1).

4. Modele como se estivesse construindo

Se for um móvel, pense em prateleiras, tamponamento, gavetas e portas para quando passar os cortes (seções) poder visualizar internamente de maneira correta. Em princípio dá mais trabalho do que modelar só "cascas", mas depois, você vai ganhar muito tempo para fazer o projeto executivo, sem erros e com o mínimo de retrabalho.

5. Crie cenas e seções

Você pode levar toda sua modelagem para o LAYOUT como vistas ortográficas, e criar todo projeto executivo em escala, colocando cotas e especificações, detalhamentos e legendas, sem ter que redesenhar tudo. Para isso, vale seguir à risca as REGRAS 2 e 4 também.

DICA EXTRA!

Vá muito além do básico. O SketchUp é um software incrível quando bem explorado. Faça um curso completo de SketchUp, e use um renderizador interno no SketchUp, por exemplo o V-RAY, assim, para qualquer alteração na modelagem, basta clicar no render novamente... E com o V-RAY você ainda pode usar a ferramenta do Batch render para fazer vários renders de uma só vez, deixar o computador renderizando e salvando sozinho.

Aos poucos você vai entender que modelar de maneira organizada te fará ganhar muito tempo, especialmente quando tiver que fazer alterações no projeto.

E aí? Se empolgou com essas dicas?

Você pode aprender essas e mais possibilidades do nosso clicando aqui.

#Sketchup #arquitetura #arquiteturadeinteriores #vrayparasketchup #layoutparasketchup #dicasdesketchup #sketchupavançado

Posts Em Destaque