POR QUE APRENDER REVIT

Atualizado: Jan 25


Olá pessoal, o Espaço Quatre vem realizando uma série de treinamentos deste software. Mas, tenho certeza de que muitos ainda se perguntam se vale à pena “gastar tempo e dinheiro com isso”, ou “por que aprender esse programa”, ou até mesmo “que danado é Revit?”. Por isso, resolvi fazer um pequeno depoimento, de como esse Software vem contribuindo com a produção do nosso escritório, mais especificamente no setor de projetos.

Não é um texto curto, mas leiam até o final pra saber o porquê.

Desde o início a intenção de aprender Revit, partiu de uma necessidade: Aumentar nossa produtividade diminuindo horas de trabalho, e assim, diminuir o custo de nossos projetos, para ter um saldo positivo no final do mês. Além disso, e não menos importante, ganhar em qualidade de vida.

1. ECONOMIA COM PLOTAGENS

Com o passar dos meses e usando o Revit, percebemos que não foi só isso que ganhamos. Conseguimos diminuir para menos da metade os gastos com plotagem, tendo em vista que grande parte das correções são feitas no próprio Revit. Ganhamos em qualidade, pois hoje, temos bem menos problemas de conflitos entre desenhos, cortes e fachadas estão sempre de acordo com a planta. A possibilidade de erros é quase nula.

2. DOMÍNIO SOBRE O PROJETO E OBRA

Mudou também o nosso domínio sobre os projetos, pois, com a potencialidade do Revit, temos total compreensão de como alterações em planta baixa podem se refletir na volumetria, de forma rápida, sem demandar grande tempo fazendo desenhos para só então perceber problemas. O fato é que, sendo um software BIM, toda mudança em 3D se reflete no desenho em 2D. Nós projetamos e o desenho é consequência.

Mas aí eu vou para os alertas: É claro, que essa é uma descrição simplista, mas é mais justa do que aquela que diz que “você faz o 2D e o 3D já está pronto”. Não é isso que o Revit faz. Ele não faz milagres, é preciso entender de arquitetura e construção. O profissional que usa Revit acaba se tornando um conhecedor de processos construtivos. Mas a vantagem é que isso é um processo natural. O software retraduz o papel do Arquiteto como um gerente. Aquele que compreende a obra na totalidade, domina a essência do projeto de arquitetura e consegue debater a construção em seus detalhes.

Em suma, não faz feio na obra.

E para aqueles que já tem domínio de construção, os resultados são surpreendentes. Ser capaz de uma primazia de detalhes, de incluir no arquivo todo seu conhecimento, isso não tem preço.

3. DETECÇÃO DE CONFLITOS E QUANTIFICAÇÃO

Por se tratar de um software com tecnologia BIM, o Revit tem outras potencialidades, como a detecção de conflitos e quantificação automática, mas quis focar o depoimento com as vantagens para Projetos de uma forma geral, mas especial, para Arquitetos e Arquitetas.

4. REVIT É FÁCIL?

Mas nem tudo são flores, e nós temos que falar a verdade. O Revit não é um software fácil, como qualquer outro que traz muitas potencialidades. Exige prática e determinação. Um treinamento é o primeiro passo, e mesmo que você se convença de que é capaz de aprender sozinho, precisará de disciplina e estudo.

Mas também não é um bicho de sete cabeças, pois ele fala a nossa língua. Parede, janela, porta, escada, corrimão. Essas são as ferramentas do Revit e estamos familiarizados com elas. Na verdade é mais difícil se convencer de que precisa aprender o Revit do que de fato aprender.

5. COMO APRENDER SOZINHO

Já sabendo que o Revit é um software que exige estudo e experiência, é importante que quem deseja aprende-lo invista um pouco em treinamento. Ao menos um treinamento básico. É difícil aprender sozinho, e, mesmo com muita informação gratuita hoje disponível, sabemos que há muita informação errada circulando nas redes. Vale à pena começar com algum curso presencial, que já seja reconhecido na sua cidade. Isso irá lhe poupar um tempo muito precioso.

Depois de fazer um curso básico ou mesmo um curso mais completo, fica muito mais fácil colocar em prática e aprender sempre mais, mesmo sozinho, pois você já terá um ótimo conhecimento da interface e capacidade para julgar quando está vendo informações que podem mais te atrapalhar do que te ajudar neste processo. Se possível, faça um curso que te dê um acompanhamento durante e depois das aulas, para solucionar dúvidas das mais simples às mais complexas.

Seu tempo vale muito!!! Invista de forma sábia.

#revit #tecnologiaBIM #buildinginformationmodelin