GESTÃO PARA ARQUITETOS E DESIGNERS. POR QUE?


Você se enxerga como empresa?

Atenção para esse post que vale por um e-book.

Todos nós sabemos que a formação em arquitetura ou design de interiores não dá a devida atenção a aspectos administrativos, como gestão, empreendedorismo, marketing, negociação e precificação. Sabemos também que nos dias atuais, o profissional autônomo que não se enxergar como empresa está fadado ao fracasso.

Mas o que é enxergar-se como empresa? Essa entre outras perguntas permeiam as mentes de jovens profissionais e também dos mais experientes. Como captar clientes, como cobrar, como negociar e vender projetos são apenas algumas das nossas maiores angústias profissionais e não saber isso é muitas vezes desolador.

3 atitudes fundamentais para se enxergar como empresa

1 - TENHA UM PORFÓLIO CONVINCENTE

O Portfólio é a melhor arma para mostrar seu trabalho, sem portfólio, você simplesmente não tem nada para apresentar quando tiver sua primeira reunião com seu cliente. Mas, entenda que um portfólio de projetos vai muito além de imagens renderizadas, aliás, um bom portfólio deve conter mais que imagens, ele tem que mostrar a alma do seu escritório, o que faz de você um profissional diferente. Muita gente se pergunta como vai fazer um portfólio com poucos projetos ou mesmo sem ter renders e acha que para fazer um bom portfólio precisa ter muita experiência. Ao contrario, é possível criar um portfólio incrível com poucos projetos e agregar valor montando uma boa apresentação para seu cliente. Numa reunião de negociação, você não pode ir simplesmente com um papel onde há o valor da sua proposta. É importante se preparar antes, ter um arsenal de argumentos, e acredite, um portfólio bem feito e bem apresentado é um dos melhores aliados na hora de negociar, deixando você mais seguro para mostrando que você se enxerga como empresa, e assim, fazendo seu cliente também enxergar.

2 - APRENDA A GERIR SEU ESCRITÓRIO (MESMO QUE NÃO TENHA UM)

Boa parte das atividades de um escritório simplesmente não são desenvolver projetos. Elas vão desde fazer um orçamento, pagar contas, controlar as finanças, divulgar seu trabalho entre dezenas de pequenas coisas que fazemos que tomam boa parte do tempo e esforço. Uma frase fantástica da administração diz que "o que não é medido, não pode ser melhorado", se você não está gerenciando essas atividades, não controla os custos que tem, nem os pagamentos que recebe, se não sabe o tempo que demanda entre projetar e fazer tudo que não é projetar, você simplesmente não terá como planejar melhorias para sua empresa. Se você não sabe quanto ganha, não tem como traçar metas. Se não sabe quanto gasta, não sabe onde economizar. Se não sabe quanto sobra, não pode planejar investimentos em marketing... Ou seja, você está levando seu escritório com a barriga e isso é o começo do fim. Mas principalmente, se você não consegue planejar nada disso, como vai saber a hora certa de avançar de nível, fazer mais projetos, contratar colaboradores, e como vai sobrar tempo para você pensar em estratégias de conseguir mais clientes?

3 - SAIBA QUANTO E COMO COBRAR

Parece absurdamente obvio, mas se você pergunta aos seus colegas o quanto eles estão cobrando para você ter uma base, então você não sabe cobrar. Mas não se culpe, a grande maioria não sabe pois, isso não é ensinado nas universidades. Pior do que não saber quanto cobrar é não saber COMO fazer isso. Já viu que muita gente acha impossível cobrar certos valores? Isso acontece por um ciclo vicioso, achamos que devemos cobrar menos para poder fazer projetos, e assim, outros cobram cada vez menos, e o valor de mercado começa a baixar, mesmo com todos os índices econômicos aumentando, inflação, combustíveis, alimentos e etc.... Essa realidade só tem um resultado possível, ou você vai falir ou vai desistir. Em suma, concorrer por preço é forma mais certa de obter fracasso. E você só vai conseguir ser um bom vendedor de projetos quando aprender a mostrar valor, muito além de preço. Quando entender o real produto que você vende, os benefícios para seus clientes, enfim, fazer com que eles tenham a certeza de que você é a melhor opção e estarão dispostos a pagar até 4 ou 5 vezes mais pelos benefícios que você pode oferecer.

O Espaço Quatre irá lançar sua agenda de cursos de férias, entre eles vários com foco em Gestão e Negócios para arquitetos e designers. Cadastre-se para ficar por dentro em primeira mão e receber descontos, clicando aqui