Revit ou SketchUp? O que aprendemos em 2017


O Ano começou e nós do Espaço Quatre, resolvemos fazer uma retrospectiva do melhor e pior dos softwares mais queridos que você respeita. Muita gente nos pergunta qual software mais indicado para sua área de atuação e eis aqui o que cada um nos mostrou em 2017 para ajudar você a se decidir entre qual deles irá aprender primeiro e MAIS URGENTE!

AUTODESK REVIT

1 - O Revit 2018 (que foi lançado em 2017) mostrou uma evolução muito significativa, o uso de tabelas, como a cada nova versão, vem se tornando cada vez mais parecido com o Excel e mais prático. Os modelos de tabelas agora permitem copiar não só propriedades de aparência, mas também todos os campos e fórmulas entre tabelas de categorias semelhantes (ex: você cria uma tabela de janelas, calcula áreas, aplica aparência, tamanho de fonte, insere novas colunas e tudo isso pode ser usado para uma tabela de portas. O mesmo vale para levantamento de materiais... É incrível).

2 - Continua sendo um software mais bem aproveitado para edificações, mas a evolução do seu uso para arquitetura de interiores é bastante clara, cada vez mais usuários conseguem usá-lo de maneira satisfatória, ainda contando com uma qualidade de desenho técnico excepcional. A única dificuldade ainda reside nas suas ferramentas de modelagem restritas a extrusão, mescla, varredura e demais ferramentas tradicionais do Revit.

3 - Para projetos complementares, também nota-se uma grande evolução, especialmente na integração do Revit Structure (Revit Estrutura) com o Autodesk Robot. O notável aumento do uso do Revit MEP, tornando a troca de conhecimentos cada vez mais fácil.

CONCLUSÃO SOBRE O REVIT

Se você trabalha mais com Arquitetura de Edificações ou se é da área de Engenharia, não tenha dúvida, o Autodesk Revit é seu primeiro e mais urgente software. Para arquitetura de interiores, é preciso mais paciência e um tempo para se familiarizar, mas tendo como resultado um desenho técnico para nenhum usuário de AutoCad colocar defeito.

Fale conosco e saiba mais sobre cursos de férias de Revit, Revit MEP para projetos Hidrossanitários, Revit MEP para projeto de instalações elétrica.

SKETCHUP

1 - O queridinho de 2017... Agora que as pessoas definitivamente descobriram que o SketchUp vai muito além de "push/pull", ele ganhou uma nova dimensão. O LayOut veio com tudo e cada vez mais pessoas usam, recomendam ou pedem como experiência para estágio. Além disso, tivemos um grande crescimento do Plugin V-Ray que levou a outro nível os renders feitos no próprio SketchUp. Tudo isso somado fez deste o Software mais procurado em 2017, aproveitando todo seu potencial,

2 - Mas é preciso modelar corretamente... O uso do SketchUp ficou mais avançado e exige mais cuidados, sabemos que mesmo para começar o básico, é preciso já saber usar camadas, grupos, componentes e principalmente entender o funcionamento do SketchUp, para evitar modelagens erradas e desorganizadas. Acreditamos que algumas desses itens são essenciais para não enlouquecer com o SketchUp. rsrsrs

3 - SketchUp para projetos de interiores tem sido a grande jogada da vez, pois o crescimento deste mercado, forçou os profissionais a buscarem um software mais prático e com visual mais amigável. A interface, as ferramentas e a apresentação do SketchUp com sua perspectiva com pontos de fuga (falha que o Revit ainda não resolveu) tem sido os fatores mais chamativos para que as pessoas optem pelo software da Trimble (Essa é a fabricante do SketchUp, para quem não sabe ainda).

4 - Projeto Executivo no LayOut. Ame ou odeie... O LayOut veio para revolucionar a vida das pessoas, mas há quem não goste da sua representação técnica. Ainda não é possível definir penas em milímetros (mas em pt, semelhante ao Word, Power Point e etc) e a hierarquia de traços fica a cargo da profundidade de vista do SketchUp, é possivel ajustar, mas ainda com pouca autonomia. A grande maioria das pessoas acaba se adaptando. Em geral, as pessoas entendem que os benefícios das novas tecnologias, requerem uma pitada de adaptação...Seja para SketchUp ou para o Revit.

CONCLUSÃO SOBRE O SKETCHUP

Se o seu "carro chefe" é arquitetura de interiores, o software mais urgente para você é o SketchUp, o mercado está efervescente para projetos de ambientação e cada vez exigindo mais diferencial entre a grande concorrência. A praticidade do SketchUp, com a rapidez do LayOut e o encanto do V-Ray são o pacote perfeito para se destacar neste nicho.

Fale conosco e saiba mais sobre nossos cursos de SketchUp, LayOut e V-Ray agora nas férias de 2018!