top of page

O QUE É CLASH DETECTION?

Atualizado: 9 de nov de 2020


Segundo Eveline Costa (2013), as interferências entre disciplinas de projeto, na maioria das vezes, só são percebidas durante a execução, o que causa prolongamento da obra e custos que não estavam dentro do orçamento. Isto acontece, pois muitas obras no Brasil são executadas sem a compatibilização de projetos e quando esta ação é feita ocorre no modo tradicional, ou seja, por meio da análise de sobreposição de desenhos técnicos em 2D, que por sua vez está suscetível a erros visto que tem como base partes do projeto e faz uso de ferramentas digitais não especializadas em compatibilização.


Nesse contexto, o Building Information Modelling (BIM) pode contribuir de modo considerável sobretudo por causa da capacidade de alguns softwares BIM como o Revit e o Navisworks em detectar interferências (clash detection) de maneira automática. Diversas pesquisas acadêmicas como a de Paiva (2016) apontam para as vantagens na utilização do BIM para compatibilizar e do papel do Clash Detection.


Clash Detection
Figura 01: Clash Detection. Fonte: Quatre Ensino Especializado.

A compatibilização em BIM requer habilidades em softwares BIM, conhecimentos técnicos e saber os tipos de Clash Detection que são:


Hard Clash: É quando existem elementos em colisão, por exemplo uma tubulação passando por uma viga, um interruptor passando no espelho da bancada, dentre outras interferências.


Figura 02: Clash Detection no Revit (Hard Clash). Fonte: Quatre Ensino Especializado

Soft Clash: É quando a distância entre dois elementos não respeita ao mínimo recomendado, por exemplo, a tubulação de gás deve estar distante 20 cm de qualquer tubo, duto ou eletroduto.


Figura 02: Clash Detection no Navisworks (Soft Clash). Fonte: Quatre Ensino Especializado

Time Clash ou 4D Clash: É quando existe uma interferência temporal, por exemplo, uma grua que em um tempo específico se chocar com outra grua ou com parte da edificação.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos!

Você sabia que temos o curso oficial Autodesk Navisworks presencial e online. Quer ser nosso aluno? fale conosco!




FONTE: COSTA, E. N. Avaliação da metodologia BIM para a compatibilização de projetos. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado emEngenharia Civil) -Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.



Posts Em Destaque
bottom of page