6 MOTIVOS PARA FAZER PROJETOS DE COMBATE A INCÊNDIO NO REVIT

Atualizado: Jan 25


1º – O Revit é uma ferramenta BIM que pode ser utilizada para elaborar projetos e modelos de arquitetura, de estrutura e qualquer tipo instalações prediais, inclusive de projetos de prevenção e combate a incêndio. Esse pode ser um dos caminhos para atender o DECRETO Nº 10.306, DE 2 DE ABRIL DE 2020, o qual Estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal (...).


2 – Vale lembrar que bem antes desse Decreto, grandes organizações públicas como Banco do Brasil, Caixa Econômica e Petrobras já sinalizaram políticas e medidas que indicam a adoção do BIM e citam o Revit como ferramenta, ver link https://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/dilog/dwn/orCC15.10810.pdf.


3 – É crescente o número de construtoras e escritórios de projetos que estão implementando o BIM no Brasil e no mundo. Em meio a isso, o número de pesquisas nas universidades também vem aumentando, muitas dessas tem por intuito compreender melhor os processos, as práticas e o ensino do BIM. É comum encontrar trabalhos científicos que mencionam o Revit e ver escolas de Arquitetura e Engenharia com disciplinas que ministram esse instrumento, sendo isso o mais puro reflexo da demanda do mercado da construção civil.



4 – O Revit a partir com um template bem configurado permite conceber um projeto de combate a incêndio como também extrair quantitativos precisos e gerar uma documentação menos abstrata e mais realista, que por sua vez facilitará sua leitura e análise, algo vital para legalização e execução do projeto de combate a incêndio. Além disso a utilização dessa ferramenta BIM possibilita a inserção de dados que podem ser uteis às fases posteriores a projetação, como exemplo é possível adicionar as informações referentes ao prazo de validade dos extintores nesse elemento, algo essencial a etapa de manutenção e operação do empreendimento.




5 - Nos últimos anos, as tragédias provocadas por incêndios em Hospitais, Museus, Residenciais e outros empreendimentos tem sensibilizado populares sobre a importância do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI). Mas do que um projeto que é necessário para legalização de qualquer empreendimento de uso público, o PPCI é o meio para proteger vidas e o patrimônio edificado. O Revit ilustra perfeitamente esse tipo de projetos para seus clientes.

6 – O BIM e suas ferramentas como o Revit podem pavimentar o caminho para uso de várias tecnologias intrínsecas da Industria 4.0 como Manufatura Aditiva, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Sistemas Ciber-físicos, Realidade Aumentada entre outras. Então se você não quer ficar à margem dessa Revolução, o BIM será o canal para inserção nessa nova etapa para a qual a humanidade irá caminhar!


Por fim, mas que uma tendência de mercado o uso do BIM e das suas ferramentas como o Revit é uma realidade para muitos, se você quer ter mais chances de participar de editais e licitações na esfera pública, pleitear uma vagas de emprego na área da Arquitetura e Engenharia, ter mais projetos é preciso não só olhar para o BIM, mas mergulhar nesse mundo e usar suas ferramentas.

O Curso Revit Combate a Incêndio foi baseado nas normas do corpo de bombeiros do Rio Grande do Norte, está acordo com toda a normativa nacional e local, os quais orientam as medidas e os dispositivos de segurança necessários para projetos dessa natureza. O Curso contempla 20 vídeos aulas, um template atualizado e um Livro Digital. Você pode adquiri-lo clicando aqui.



Obrigado por ler até aqui, continue acompanhando o Blog da Quatre! Lembre-se, conhecimento é poder!



#PPCI #BIM #Revit #MundoBIM #Projetodecombateaincendio #Incendio