LOD ou LOX?

O acrônimo LOD apresenta diferentes significados e por isso pode gerar uma falta de entendimento até mesmo para aqueles que já trabalham há alguns anos com BIM. Sabendo disso, colocamos a seguir algumas referências que irão te ajudar a saber usar melhor esse termo.


Segundo o portal BIM Dictionary, LOD trata-se de “uma métrica BIM para identificar quais informações incluir em um modelo BIM durante o processo de projeto e construção”. Já o volume 01 - Fundamentos BIM, da Coletânea Implementação do BIM para construtoras e Incorporadora da CBIC, explica que o significado do LOD inicialmente era entendido como nível de detalhamento (Level Of Detail) e referia-se apenas a quantidade de detalhes incluída na geometria dos componentes BIM. Atualmente, o termo passou a ser utilizado como nível de desenvolvimento (Level Of Development) e refere-se à confiabilidade das informações incorporadas em um Modelo BIM. O material da CBIC mostra que o significado de LOD foi ampliado e incorporou o conceito do Level of information (LOI), nível de precisão (LOa) e nível de coordenação (LOc). Por fim, o pesquisador Succar (2019) apresenta o LOX, um termo genérico, para fazer referência a todas variações atuais e também futuras do LOD.


Figura 01: Nuvem de palavras que se referem ao LOD

Fonte: Quatre Ensino Especializado, 2020


Mas quando é que você deve utilizar o termo LOD ou LOX nos processos em BIM? Quando você estiver ofertando ou contratando um serviço BIM é fundamental definir qual será o LOD ou LOX da modelagem e essa informação deve ser explícita em contrato. O material Level of Development Specification da BIMForum classifica e descreve 06 níveis do LOD que tem início a partir de 100. A figura a seguir resume essa classificação que considera que informações não gráficas podem ser inseridas a partir do LOD 200. Para essa referência o LOD 500 representa o componente como foi construído, ou seja, o As-built



Figura 02: Quadro Resumo dos níveis de LOD

Fonte: Coletânea Implementação do BIM para construtoras e Incorporadora da CBIC e Level of Development Specification da BIMForum. Nota: Modificado por Quatre Ensino Especializado.



A American Institute of Architects – AIA, principal entidade que representa os arquitetos nos Estados, classifica e descreve o LOD de uma maneira semelhante ao do BIMForum, porém compara o LOD aos níveis de desenvolvimento do projeto, assim o LOD 100 equivale ao projeto conceitual, o LOD 350 ao projeto executivo e o LOD 500 ao As-built.


E aí, gostou?

Para mais notícias:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui

E siga as nossas redes sociais o instagram da Quatre e do BIM para Negócios

#mundoBIM #goBIM #QuatreEnsinoEspecializado #BuildingInformationModelling #Autodeskbrasil #LOD #LOX #LOI #LOa #niveldedesenvolvimento #tecnologiadainformação #BIM

Referência:

SUCCAR, B. BIM Dictionary. 2019. Disponível em: . Acesso em: 22 set.. 2019