QUAL O MELHOR COMPUTADOR PARA ARQUITETOS E ENGENHEIROS?


Está se planejando para comprar um novo computador? Então veja a seguir as orientações que os nossos instrutores formularam para você que utiliza softwares de Arquitetura, Engenharia e Design.


PROCESSADOR

O processador é o cérebro do computador, é o local onde se processam todos os dados ao mesmo tempo e a sua escolha é a coisa mais importante durante a aquisição. Em resumo, ele pode ser de 1 núcleo (single-threaded) ou múltiplos núcleos (multi-threaded). Os programas de modelagem funcionam com 1 núcleo, já os softwares de renderização exigem mais de um núcleo. Para o Revit 2021, a configuração recomendada é a de múltiplos núcleos, pelo menos 4 núcleos e como sugestão faça uso das marcas Intel® ou AMD®. Normalmente, os melhores processadores terminam com a sigla k, H ou HP e quanto maior a velocidade melhor.


MEMÓRIA RAM

É nela onde as informações temporárias ficam gravadas e ajudam o trabalho do processador, o ideal é que tenha no mínimo 16GB e seja DDR4. E se puder, invista em memórias maiores para evitar travamentos nas ferramentas digitais.


PLACA DE VÍDEO

A placa de vídeo dedicada é o elemento essencial para quem trabalha na visualização e manipulação de objetos em ambientes em 3D, pois ela é a responsável pela parte gráfica do computador. Quanto melhor for esse componente melhor será o detalhamento e nitidez na visualização 3D. Se você trabalha com Revit, SketchUp ou outro software de modelagem utilize uma placa de vídeo de no mínimo 4GB. As marcas NVidia GeForce e AMD Radeon podem atender os softwares mencionados e quanto maior for sua configuração melhor será o desempenho.


ESPAÇO EM DISCO

Um bom espaçamento em disco é fundamental para instalação e funcionamento dos softwares de modelagem 3D/BIM e renderização. Quanto mais softwares forem utilizados, maior deverá ser o tamanho desse espaço, o qual pode ser obtido a partir do uso de HD (Hard Disk), que é a opção mais barata, ou a partir do uso de SSD (Solid State Drive), que tem melhor velocidade e desempenho comparado ao HD, porém é uma opção mais cara. Se for utilizar HD, use pelo menos 1TB e se for usar SSD pelo menos 512 GB. É possível fazer uso de um sistema híbrido, ou seja, utilizar em conjunto HD e SSD ao mesmo tempo. O Revit 2021, por exemplo, utiliza 30 GB de espaço de disco.


SISTEMA OPERACIONAL E SOFTWARES

Os principais sistemas operacionais disponíveis no mercado são Windows, Linux e Mac, cada qual com seu leque de possibilidades. O primeiro é o mais popular, o segundo é a opção mais leve e barata e o último, MAC, é o sistema de melhor desempenho e longevidade. Mas o mais importante é saber qual sistema é compatível com o software que você irá utilizar. Veja a seguir alguns softwares que são bastante utilizados na nossa área e o sistema operacional requisitado.


REVIT 2021 e demais ferramentas da Autodesk

Versão de 64 bits do Microsoft® Windows®10 ou superior


SKETCHUP 2021

Versão de 64 bits do Microsoft® Windows® 10 ou superior, Mac OS 10.16+ (Big Sur), Mac OS 10.15+ (Catalina) and Mac OS 10.14+ (Mojave).


TWIONMOTION2021

Versão de 64 bits do Microsoft® 10 ou superior Mac OS X 10.14.6 ou posterior


Para maiores informações consulte os sites abaixo:


TWIONMOTION

https://twinmotionhelp.epicgames.com/s/article/TwinMotion-System-Requirements?language=en_US


SKETCHUP

https://totalcad.com.br/requisitos-minimos-do-sketchup/


REVIT

https://knowledge.autodesk.com/pt-br/search?search=Requisitos%20do%20si