top of page

QUAL O MELHOR COMPUTADOR PARA ARQUITETOS E ENGENHEIROS?


Está se planejando para comprar um novo computador? Então veja a seguir as orientações que os nossos instrutores formularam para você que utiliza softwares de Arquitetura, Engenharia e Design.


PROCESSADOR

O processador é o cérebro do computador, é o local onde se processam todos os dados ao mesmo tempo e a sua escolha é a coisa mais importante durante a aquisição. Em resumo, ele pode ser de 1 núcleo (single-threaded) ou múltiplos núcleos (multi-threaded). Os programas de modelagem funcionam com 1 núcleo, já os softwares de renderização exigem mais de um núcleo. Para o Revit 2021, a configuração recomendada é a de múltiplos núcleos, pelo menos 4 núcleos e como sugestão faça uso das marcas Intel® ou AMD®. Normalmente, os melhores processadores terminam com a sigla k, H ou HP e quanto maior a velocidade melhor.


MEMÓRIA RAM

É nela onde as informações temporárias ficam gravadas e ajudam o trabalho do processador, o ideal é que tenha no mínimo 16GB e seja DDR4. E se puder, invista em memórias maiores para evitar travamentos nas ferramentas digitais.


PLACA DE VÍDEO

A placa de vídeo dedicada é o elemento essencial para quem trabalha na visualização e manipulação de objetos em ambientes em 3D, pois ela é a responsável pela parte gráfica do computador. Quanto melhor for esse componente melhor será o detalhamento e nitidez na visualização 3D. Se você trabalha com Revit, SketchUp ou outro software de modelagem utilize uma placa de vídeo de no mínimo 4GB. As marcas NVidia GeForce e AMD Radeon podem atender os softwares mencionados e quanto maior for sua configuração melhor será o desempenho.


ESPAÇO EM DISCO

Um bom espaçamento em disco é fundamental para instalação e funcionamento dos softwares de modelagem 3D/BIM e renderização. Quanto mais softwares forem utilizados, maior deverá ser o tamanho desse espaço, o qual pode ser obtido a partir do uso de HD (Hard Disk), que é a opção mais barata, ou a partir do uso de SSD (Solid State Drive), que tem melhor velocidade e desempenho comparado ao HD, porém é uma opção mais cara. Se for utilizar HD, use pelo menos 1TB e se for usar SSD pelo menos 512 GB. É possível fazer uso de um sistema híbrido, ou seja, utilizar em conjunto HD e SSD ao mesmo tempo. O Revit 2021, por exemplo, utiliza 30 GB de espaço de disco.


SISTEMA OPERACIONAL E SOFTWARES

Os principais sistemas operacionais disponíveis no mercado são Windows, Linux e Mac, cada qual com seu leque de possibilidades. O primeiro é o mais popular, o segundo é a opção mais leve e barata e o último, MAC, é o sistema de melhor desempenho e longevidade. Mas o mais importante é saber qual sistema é compatível com o software que você irá utilizar. Veja a seguir alguns softwares que são bastante utilizados na nossa área e o sistema operacional requisitado.


REVIT 2021 e demais ferramentas da Autodesk

Versão de 64 bits do Microsoft® Windows®10 ou superior


SKETCHUP 2021

Versão de 64 bits do Microsoft® Windows® 10 ou superior, Mac OS 10.16+ (Big Sur), Mac OS 10.15+ (Catalina) and Mac OS 10.14+ (Mojave).


TWIONMOTION2021

Versão de 64 bits do Microsoft® 10 ou superior Mac OS X 10.14.6 ou posterior


Para maiores informações consulte os sites abaixo:


TWIONMOTION


SKETCHUP


REVIT



Quer dominar os softwares mais utilizados da Arquitetura e Engenharia? Fale conosco.



3 Comments


Legal!

Like

Eng. Carlos Lima
Eng. Carlos Lima
Jan 14, 2021

Quanto ao SketchUp, ele já se tornou software BIM, ou ainda não é?

Like

Eng. Carlos Lima
Eng. Carlos Lima
Jan 14, 2021

Excelente! Já havia buscado por essas informações, mas só tinha encontrados falas soltas. Porém, não entendi essa sigla quando ao processador. Não achei essa informação no meu computador.

Like
Posts Em Destaque
bottom of page