USOS DO BIM

A adoção do Building Information Modelling (BIM) pode proporcionar vários ganhos na produtividade e na qualidade nas mais diferentes fases do edifício, da concepção a operação. Dado isso, observa-se que é crescente o uso dessa nova metodologia de trabalho no mercado nacional e no mundo. Apesar das vantagens, o BIM apresenta um arcabouço teórico complexo, muitos desconhecem este fato e acabam cometendo erros na implementação e no próprio uso do BIM.


Um desses erros é acreditar que o mais importante é o Modelo/Construção Virtual, o mais importante é o que você faz com o Modelo. A definição dos seus Usos, especialmente, no início do contrato irá determinar os produtos que serão entregues (saída) e quais serão as informações que serão requisitadas para o desenvolvimento do modelo (entrada). Além de definir quando as informações serão inseridas e quem será o responsável por tal ação. Em síntese, os Usos do Modelo/BIM (veja o artigo Usos do BIM ou Usos do Modelos) sãos os propósitos que irão guiar os processos, as escolhas das ferramentas digitais e até mesmo como será o contrato.


Mas quais seriam os Usos do Modelo ou Usos do BIM? Diversos Guias sobre BIM listam diferentes Usos, o mais conhecido é o Guia de Planejamento da Execução do Projeto BIM da PennState que apresenta 25 Usos do BIM, os quais estão classificados a partir de quatro fases (Planejamento, Projeto, Construção e Operação). Já o professor Succar mostra que existem mais de 100 usos do Modelo e que é possível surgirem novos usos. Além de elencar os Usos, ele também classificou esses em categorias (Geral, Especifica e Customizada). Com base neste estudo, apresentamos a seguir alguns desses Usos que podem abrir para novas oportunidades de trabalho para você.

1. Documentação 2D

2. Detalhamento 3D

3. Projeto Generativo

4. Digitação a laser

5. Fotogrametria

6. Topografia

7. Comunicação visual

8. Planejamento de Construção

9. Planejamento de Demolição




10. Programação Espacial

11. Planejamento Urbano

12. Análise de valor

13. Análise de acessibilidade

14. Análise de acústica

15. Detecção de Interferência

16. Simulação de realidade aumentada


Figura 01: Detalhamento 3D - Bomba de incêndio e QRCode - Realidade Aumentda


17. Verificação e validação de Códigos

18. Análise de construtibilidade

19. Simulação de incêndio

20. Análise de Iluminação

21. Análise solar

22. Análise do terreno

23. Análise de térmica

24. Análise de riscos e perigos

25. Impressão 3D

26. Pré-fabricação

Figura 02: Modelo BIM - Estrutura de concreto elaborado no Autodesk Revit

27. Logística de construção

28. Manutenção de ativos

29. Inspeção Predial

30. Entrega e comissionamento