VOCÊ SABIA QUE O DECRETO 10.306/2020 IRÁ EXIGIR QUANTIFICAÇÃO EM BIM?

Atualizado: 6 de Out de 2020

O decreto federal 10.306/2020 já está em vigor e conta com três fases de implementação do BIM no Brasil. Em sua 1ª fase, que começa dia 1 de janeiro de 2021, isso mesmo, próximo ano. Será obrigatório que o BIM seja utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia referentes a construções novas, ampliações, reabilitações , quantitativos, documentação e verificação do modelo.


Qual a importância de quantificar um projeto em BIM?


Com a utilização do BIM e suas ferramentas de modelagem, o processo de levantamento de quantitativos passou a utilizar um protótipo virtual da construção, cujos componentes são parametrizáveis e armazenam em si informação, possibilitando a elaboração de tabelas quantitativas mais eficientes.


Utilizando os modelos tridimensionais do Autodesk Revit, é possível realizar quantificações de áreas e volumes de paredes, pisos, lajes, coberturas entre outros elementos mais o levantamento de quantidade de portas, janelas, peças sanitárias, conexões e etc. Tudo isso através das Tabelas de Levantamento de Material e Tabelas de Quantidade que são nativas desse programa.


Quantificar com BIM é um processo importante para melhorar o fluxo de trabalho no planejamento e na execução da obra, reduzindo custos e integrando a equipe. Por isso, em janeiro de 2021 passará a ser obrigatória a sua utilização em obras realizadas pelos órgãos e entidades da administração pública federal.


Considerando que faltam apenas 6 meses para chegar 2021, você já deve estar preparado e com seus conhecimentos em BIM em dia para essa a primeira etapa da implementação no Brasil. Caso você não sabia quantificar em BIM ou quer aprimorar os seus conhecimentos, ainda dá tempo, temos uma oportunidade gratuita para você!


Não perca essa oportunidade!




A Quatre Ensino Especializado vem realizando durante a quarentena diversos Mini Cursos Gratuitos, essa semana teremos, dia 27 de junho, às 10:00 horas da manhã mais um Mini Curso sendo realizado online para toda a comunidade que acompanha a nossa empresa.


O tema deste Mini Curso será Modelagem no Revit para a Quantificação e será ministrado por mim, Rani de Moraes, Autodesk Certified Professional, Arquiteta e Urbanista, Pós-graduada em Marketing e Pós-graduada em BIM.


Como participar?


Para se inscrever basta responder o formulário clicando aqui e você será direcionado ao nosso grupo no Telegram, onde será liberado o link para a sala virtual que ocorrerá o Mini Curso pouco antes das 10:00 horas da manhã.


Caso tenha alguma dúvida sobre a inscrição para o Mini Curso, basta entrar em contato conosco. Temos um encontro marcado amanhã, até breve.


Obrigado por ler até aqui, continue acompanhando o Blog da Quatre! Lembre-se, conhecimento é poder!