top of page

15 COISAS SOBRE O NAVISWORKS QUE VOCÊ PRECISA SABER


O Navisworks é um software da Autodesk que pode ser utilizado para várias tarefas no fluxo de trabalho em BIM (Building Information Modelling). Entre elas tem-se:


1 - CRIAÇÃO DO MODELO FEDERADO

O Navisworks permite a combinação de dados e modelos BIM (arquitetura, estrutura, instalações entre outras disciplinas) em um único modelo central, chamado de modelo federado.


2 - INTERCAMBIALIDADE

Ele pode importar mais de 200 extensões de arquivos diferentes, inclusive arquivos de SketchUp.


3 - ANÁLISE E REVISÃO DE PROJETOS

A partir da criação do modelo federado é possível navegar facilmente por este e assim analisar e revisar os seus modelos BIM em um ambiente 3D.


Compatibilização em BIM
Figura 01: Análise e revisão de projetos no Navisworks. Fonte: Quatre Ensino Especializado.

4 - ANIMAÇÃO DE OBJETOS

Com o Navisworks pode-se executar a animação de objetos como gruas e caminhões, desse modo é possível simular o movimento de grandes equipamentos no canteiro de obra. Essa tarefa é o caminho para verificação de possíveis interferências (4D Clash) durante o Planejamento da obra. Veja o nosso vídeo que explica como fazer animação no Navisworks, clique aqui!


5 - CRIAÇÃO E CONTROLE DE CRONOGRAMAS FÍSICO

O Navisworks pode ser usado para o planejamento da construção ou da demolição de qualquer obra. Ele deixa importar cronogramas de outros software como MS Project e Primavera ou até mesmo criar cronogramas físicos (onde são estimado os prazos de todas as atividades de uma obra). Ao mesmo tempo, ele permite o controle do cronograma, seja ele criado ou importado.


6 - SIMULAÇÃO DO PLANEJAMENTO (4D)

A partir do cronograma físico é possível simular a evolução da obra no ambiente 3D, através do vínculo entre as tarefas do cronograma aos componentes BIM. Nessa ação pode-se ainda incluir animação de qualquer objeto e o resultado pode ser exportado no formato de vídeo.


7 - COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

Por meio da janela de comandos chamada de Clash Detective é possível identificar interferências de modo automático. Nesse processo, são identificados todos os tipos de Clash (Hard Clash, Soft Clash e 4D Clash). Veja também o artigo O que é Clash Detective.


Figura 02: Compatibilização em BIM no Navisworks. Fonte: Quatre Ensino Especializado.

8 - GERAÇÃO DE RELATÓRIOS

Além de identificar interferências, o Navisworks gera relatórios mostrando a descrição e detalhes sobre cada interferência (Clash) identificada. Essa ação automatiza ainda mais o processo de compatibilização em BIM.


9 - EXTRAÇÃO DE QUANTITATIVOS

A janela de comandos chamada de Quantification permite extrair quantitativos dos desenhos técnicos e dos modelos BIM. Com essa ferramenta pode-se ainda inserir critérios de mensuração e recursos, além de gerar a EAP, Estrutura Analítica do Projeto.


10 - SIMULAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL (VR)

Com o Navisworks, você será capaz simular a realidade virtual de qualquer parte do modelo federado e ainda poderá gerar QR Codes ou links que podem ser facilmente compartilhados.


11 - RENDERIZAÇÃO

O Navisworks dispõe de comandos para renderizar e configurar materiais e iluminação, estes por sua vez promovem a elaboração de imagens mais realísticas.


12 - TRABALHO EM EQUIPE

Esta ferramenta permite o trabalho em equipe a partir do uso, em conjunto, de plataforma colaborativas como A360, BIM 360 e Fusion da Autodesk, BIMCollab e entre outras. Vale lembrar que essas plataformas disponibilizam aplicativos para celulares e tablets, assim você poderá levar o modelo federado para qualquer lugar do canteiro de obras!


13 - INTEGRAÇÃO E SINCRONIZAÇÃO

Existem recursos nessa ferramenta que possibilitam a identificação e localização de qualquer item no arquivo nativo através do ID do elemento. Essa ação otimiza a busca por itens que estão em conflitos. Ao mesmo tempo, alguns comandos permitem a atualizam automática do modelo federado, quando o modelo BIM nativo é alterado.


14 - PUBLICAÇÃO EM DIFERENTES FORMATOS

O Navisworks permite a exportação e publicação de diferentes formatos. Assim é possível publicar em PDF, DWF, JPG, PNG, NWD, NWF, AVi e outros. Isso facilita a troca de informações entre os diferentes agentes no fluxo de trabalho em BIM.


15 - COORDENAÇÃO DE MODELOS

Por fim este software promove a coordenação de modelos, ou seja, a reunião, organização e partilha de diferentes modelos e dados.


Figura 03: Coordenação de Projetos BIM na plataforma A360. Fonte: Quatre Ensino Especializado.

Em suma, o Navisworks oportuniza várias ações de coordenação, de compatibilização e planejamento. É realmente incrível e pode ser uma ferramenta de trabalho para quem quiser ser ou já é um especialista BIM.


Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos!

Você sabia que temos o curso oficial Autodesk Navisworks presencial e online. Quer ser nosso aluno? fale conosco!




Posts Em Destaque
bottom of page